<$BlogRSDUrl$>

domingo, janeiro 23, 2005

AS CONTAS DO CESTEIRO

De um prezado leitor do Quintopoder , lá de longe de terras do Brasil , recebi o seguinte comentário :

Ao percorrer com o olhar o seu excelente "blog", deparei-me com uma "gaffe" que me fez lembrar as versões hilariantes dos ditados populares que, depois de habilidosamente enxertados de parte doutros, resultam em ditos de piada garantida ...

Ora preste atenção a um período do seu "Mais Uma" de 20 de Janeiro: "Como um cesteiro que faz um cento faz cem, duvido, até prova em contrário, que a nomeação de João Gonçalves para o IA tenha sido realmente feita por José Sócrates com o governo em gestão" (O itálico sublinhado é meu).

A menos que tenha decidido imprimir à escrita a tonalidade alegórica dos tempos políticos que vão correndo, o que só por si justificaria a “boutade”, quereria dizer, presumo, como um cesteiro que faz um cesto faz um cento, em vez da la Paliciana aritmética.


Trata-se de facto de um verdadeiro erro, aparentemente causado por um novo tipo de dislexia...
Porventura dislexia “digital” de quem tecla apenas com dois dedos.
Ou talvez não, talvez seja mesmo dislexia mental, o que será bem pior, mas terá de ser levado a débito da idade, que vai pesando...
Devo confessar que, como boutade, estaria bem achada. A fazer lembrar aqueles ditados da sabedoria popular como “ Chuva em Novembro, Natal em Dezembro...” , ou “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem é...” . Mas não foi boutade, não senhor. Foi mesmo “gaffe” , disparate com “Lapalissada” aritmética.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?