<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 21, 2005

AMEAÇA E GESTÃO DA SECA

Muita gente ainda não terá tomado inteira consciência do que se está a passar.
Mas estamos próximos de uma verdadeira calamidade climática este ano em Portugal, com o extenso período de seca que se prolonga, sem sinais de chuva nas previsões meteorológicas. Já se fala na maior seca dos últimos 40 anos. Mais uns dias sem chuva e não estaremos longe da maior seca dos últimos 100 anos.
Os efeitos serão desastrosos na agricultura, sobretudo na alentejana, em muitas indústrias , no turismo algarvio . Logo virão depois sérias consequências na situação económica , já de si tão ameaçadora e preocupante. E, possivelmente, também se irão sentir efeitos no abastecimento de água a muitas localidades .
Já era por isso mais que tempo para começarem a ser tomadas as primeiras medidas de sensibilização da opinião pública e de redução dos consumos. Em particular por parte das autarquias locais.
Preparar e accionar essas primeiras medidas, visando, de forma pro activa , enfrentar a situação catastrófica que nos ameaça a todos , cabe , obvia e inteiramente , nos poderes de um governo demissionário dito de gestão .
No entanto, o actual, chefiado por Santana Lopes, procura e prefere continuar a fazer política espectáculo , anunciando com espavento e demagogia promessas de projectos grandiosos , fantasistas e megalómanos , para um futuro das calandas gregas de 2012 (!!!...) , fingindo estar
a preparar o futuro de Portugal .
Quando o que nos ameaça, de momento, são os difíceis desafios do presente, e os de já de amanhã.
Sirvam ao menos os tempos difíceis por que iremos passar para, cidadãos consumidores e certos dirigentes políticos, ganharem todos consciência da importância estratégica da água na vida de todos os portugueses, sobretudo num futuro já assim não muito distante.
E se deixarem de fantasias criminosas e irresponsáveis, como foi a de suspender a conclusão da barragem de Fozcoa, ou de entravar a barragem prevista para o rio Sabor .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?