<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 12, 2004

UM LIVRO SOBRE A FIGUEIRA DA FOZ

No passado sábado , teve lugar , na Assembleia Figueirense , o lançamento do livro “ A Figueira da Foz e o Desenrolar da História “ , da autoria do Engº Moreira dos Santos , numa edição do Ginásio Clube Figueirense .
Ao longo de 218 páginas , bem ilustradas com muitas e curiosas fotografias , o autor construiu uma sinopse muito bem estruturada e sistemática do desenvolvimento da cidade da Figueira da Foz ao longo da sua história .
Com maior e natural incidência no período decorrente desde meados do século XIX , até mesmo ao início do século XXI , o livro aborda as várias vertentes do desenvolvimento da cidade , em diversos aspectos , tais como os do urbanismo, do crescimento industrial , das infraestruturas de abastecimento de água, electricidade e saneamento básico , da demografia , dos acessos marítimo, rodoviário e ferroviário , do turismo , dos equipamentos escolares e culturais .
Conforme o próprio autor sublinhou , a linguagem e o estilo são muito escorreitos , lineares e sintéticos , sem floreados literários .
Um pouco , digo eu, a um certo jeito do pragmatismo anglo saxónico , e num estilo de engenheiro que sabe escrever ...
Para quem viveu na Figueira da Foz , ou nela passou férias , nos últimos 40 a 60 anos , é uma crónica da sua memória , de leitura verdadeiramente estimulante .
Uma sugestiva ideia para quem tenha de oferecer uma interessante e certamente apreciada prenda de Natal .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?