<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 06, 2004

NEGÓCIOS PARA A PLATAFORMA

A política partidária tem curiosas ironias .
Reunidas em Congresso há duas semanas , as chamadas “bases” do PPD-PSD de Santana Lopes manifestaram uma evidente alergia à ideia de uma coligação com o CDS-PP para as eleições legislativas então previstas para 2006 .
Mudou obviamente a conjuntura .
Paulo Portas , líder partidário com indesmentível faro político , e que sai quase incólume desta crise , fala de novo mais em CDS , raramente em CDS-PP e quase nada em PP .
Parecem ser eles , Paulo Portas e CDS-PP, a marcar a agenda política pré-eleitoral dentro da coligação ainda no Governo . De parceiro quase repudiado , o CDS-PP passou a impôr condições e a estabelecer calendário , mantendo como reféns das suas vontades o PPD-PSD e Santana Lopes .
São estes agora a implorar ao CDS-PP e a Paulo Portas para entrarem numa esotérica plataforma eleitoral , com outras entidades tão fantasmas e vazias como o PPM , o grupinho do chamado Compromisso Portugal , e outros quaisquer clubs de bridge , de canasta ou de amigos de Olivença que por aí queiram aparecer na televisão e se mostrem disponíveis para o efeito .
A Santana Lopes não interessa levar o PPD-PSD sozinho a eleições , pois receia a crueldade de uma contagem separada de votos , a sua comparação com o resultado obtido pelo CDS-PP , e sem poder então culpar o outro parceiro de um eventual desastre eleitoral .
Mas amigos amigos, negócios à parte .
A Santana Lopes, Paulo Portas e o CDS-PP vão vendar cara a sua presença nessa tal plataforma . Os lugares elegíveis nas listas de candidatos vão ser duramente negociados entre os dois amigos , círculo a círculo , candidato a candidato . Paulo Portas poderá mesmo vir a exigir paridade com o PPD-PSD naquela difícil distribuição .
Vai ser interessante acompanhar todo este processo e verificar como vão reagir as estruturas dos aparelhos pêpêdês distritais .
Santana Lopes vai ter que arranjar uns lugarzitos elegíveis a Miguel Almeida , Rosário Águas e Pereira da Costa . O mais natural será serem pelo círculo de Coimbra, mas também os poderá mandar cair de paraquedas num qualquer outro círculo . Dos 4 ou 5 lugares elegíveis em Coimbra ( e já será muita sorte…) é bem possível que Paulo Portas reivindique dois . Ver-se-á como serão distribuídos os restantes , mas transparece a imagem de haver muitos candidatos do PPD-PSD para tão poucos lugares disponíveis e elegíveis . No meio disto tudo, o que poderá acontecer a Pereira Coelho?
Nem durmo sonos repousados , com todas as angústias desta gente….

This page is powered by Blogger. Isn't yours?