<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 29, 2004

A ENTREVISTA E O ENTREVISTADO

A leitura da recente entrevista dada pelo Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara da Figueira da Foz ao diário regional oficioso “As Beiras” , suscitou-me várias notas de reflexão.
Quero deixar aqui apenas cinco .
1.
O fato do entrevistado segue nitidamente os padrões da moda dos políticos que estiveram no poder durante os últimos quatro meses .
Faz lembrar uma curiosíssima fotografia publicada há coisa de 3 semanas pelo EXPRESSO.
É uma foto da bancada do Governo, em dia de debate parlamentar .
Ao centro , está o ministro Álvaro Barreto , cara enrugada , cabeça desfalecida e encostada à mão esquerda , com um olhar desanimado e desconsolado , como que a querer dizer :
“ porque é que , com esta idade , me fui meter com estes dois?...”.
Um destes dois era Santana Lopes, ao lado direito do Ministro , rindo com ar divertido, exibindo a sua pulseirinha astral , falando ao telefone e tapando o bocal com uma das mãos .
Do outro lado, braço displicentemente encostado à cadeira de Álvaro Barreto , estava Paulo Portas , de cuja face parecia saltar um sorriso leve e matreiro .
Que tinham em comum estes três ilustres vultos do curto regime santanista ?
Os seus fatos , todos eles escuros com muito visíveis riscas brancas .
Tal qual o entrevistado pelo diário “ As Beiras” .

2
Das declarações do entrevistado, fiquei a conhecer uma nova variante da resposta politicamente correcta de dar a entender que sim, dizendo que não . Assim do estilo “ não está no meu horizonte político ser Presidente disto ou ministro daquilo …” .
Original, o entrevistado preferiu dizer : “ Embora nas estrelas estejam escritas coisas que não sabemos , não penso candidatar-me à Câmara da Figueira “ .
A fórmula habitual de “ não confirmo nem desminto “…está muito gasta e de facto é um pouco pindérica..
O entrevistado fez bem em não a usar , e ser original .

3
O entrevistado fez questão de salientar , enfaticamente , e com um ar de modéstia não muito convincente , que era o seu Presidente quem mandava na Câmara Municipal.
Nesta , ele, humilde Chefe de Gabinete , não tem qualquer poder .
Ora o entrevistado , além de Chefe de Gabinete , é um alto dirigente da Concelhia do PPD-PSD local .
Os membros executivos da Câmara Municipal, todos eles , são politicamente tutelados pelo PPD-PSD .
Era esse o importantíssimo papel de comissário político anteriormente desempenhado por Pereira Coelho . De resto, com elevada eficiência .
E se há Câmara Municipal que , durante os quatro meses de santanismo , mais se tenha identificado e alinhado com aquele modelo de governação e com aquela “ situação” , foi a da Figueira da Foz .
Ora , por homologia à escala nacional , alguém acreditaria que , se acaso o Chefe de Gabinete de António Mexia ( Ministro das Obras Públicas ) fosse Miguel Relvas ( Secretário Geral do PPD-PSD ) (ver Nota ) , este último não teria qualquer poder no dito Ministério ? E que não exerceria tutela politico-partidária sobre o próprio Ministro ?


4
Da leitura da entrevista , descobri também uma nova e relevantíssima componente da acção política envolvida na gestão municipal , que é o “ apontamento” . No dizer do entrevistado , “ (…) o que importa é o trabalho deste executivo (…) que apontou , junto do Governo , a conclusão de um enorme conjunto de obras e iniciativas do Estado , como a construção da A17 , o campo de golf da Lagoa Velha , o prolongamento do molhe norte e a nova Ponte dos Arcos “ ..
Trata-se , é bem de ver , de conclusões virtuais , do domínio da pura ficção…
Importaria esclarecer o que terá de meritório e de sinal de bom desempenho político , essa esquisita coisa de “ apontar ao Governo” .

5
Algumas perguntas do entrevistador são acompanhadas de juízos sobre méritos do próprio entrevistado , assim como cúmplices muletas a induzir e direccionar as respostas .
É um velho truque e uma velha pecha de algum jornalismo português . António Ferro já usava esse estilo , no Diário de Notícias dos anos 30…

Junto alguns exemplos :

“ O seu trabalho à frente da protecção civil municipal tem sido elogiado em todo o país “
“ Há 30 anos que não se tocava no ordenamento do trânsito e do estacionamento e, em apenas três meses apresentou uma proposta para aqueles sectores”
“ Já no mandato de Santana Lopes (…) abraçou alguns projectos (…) . Mas é com Duarte Silva que tem tido mais margem de manobra e oportunidades para materializar ideias. O parque de segurança é uma delas .”



(Nota) Ao dar o exemplo por homologia , veio-me a tentação de usar , em vez de Miguel Relvas , o nome de Miguel Almeida , importante membro da Comissão Politica do PPD-PSD . Mas depois achei que , se o fizesse , estaria a ser mauzinho e muito injusto para com o Chefe de Gabinete do PC da Figueira da Foz , a quem reconheço muito mérito pessoal e boas qualidades de trabalho , e por quem tenho estima. Creio que só ganharia em adoptar um estilo um pouco mais “low-profile” , não se colocando tanto em “bicos de pés”… Pode crer.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?