<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 09, 2004

AS ELEIÇÕES E O CARNAVAL

Santana Lopes já fez saber que prefere as eleições para a Assembleia da República lá para o final de Fevereiro, primeira semana de Março .
Percebem-se as razões e a lógica.
Quanto mais tarde for o acto eleitoral , mais tempo terá para procurar apagar a imagem do seu desastroso desempenho como governante durante escassos 4 meses . Ele sabe que , por vezes , a memória das pessoas é curta.
De mais tempo disporá também para fazer muitas inaugurações , distribuir uns subsídios que fazem sempre muito jeito e se agradecem , aparecer nas televisões em muitas cerimónias , e nomear muitos fieis amigos , afilhados e discípulos para sinecuras em tudo quanto sejam Institutos ( e são tantos!...) e Conselhos de Administração de empresas públicas .
Por outro lado , e segundo dizem no PPD-PSD por ele , não será bom que a campanha eleitoral decorra durante o tempo dos festejos de Carnaval .
Esta razão insere-se na lógica “ cigarrista” ( de cigarra…) , característica do populismo santanista , bem demonstrada durante o seu mandato na Câmara da Figueira da Foz .
O povo quer é circo e Carnavais , e há que satisfazê-lo . Sobretudo antes de eleições.
Para Santana Lopes e santanistas , circo e pândega são mais importantes que coisas chatas e sérias , como discutir política ou como o exercício do dever de votar em eleições .
Por último, Santana Lopes teme ser o bombo da festa nos incontáveis corsos de Carnaval que irão ter lugar por esse país fora .
Já estou a imaginar , no corso carnavalesco da Figueira da Foz , vários carros alegóricos com recém nascidos de borracha , dentro de uns caixotes de plástico tendo escrito “incubadora” por fora , enquanto peixeiras do mercado figueirense , devidamente mascaradas , tiram os bonecos para fora , para lhes dar forte com um rolo da massa , de novo os atirando violentamente para dentro da “incubadora” .
Ao melhor estilo do tenebroso humor negro da horripilante parábola contada por Santana Lopes …

This page is powered by Blogger. Isn't yours?