<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 28, 2004

O SILENCIAMENTO DE UM BLOGUE

Um blogue figueirense , o Largo da Ma Lingua , decidiu e anunciou ir reduzir-se ao silêncio.
Devo dizer que não apreciava muito o estilo e o conteúdo de alguns dos seus posts e comentários , demasiado superficiais e brejeiros , para meu gosto , aqui e ali a entrar um pouco na fronteira do direito das pessoas visadas ao seu bom nome.
Nada que fosse todavia de excessiva e preocupante gravidade .
Na comunicação social mediada pela televisão , pela rádio ou pela imprensa – o quarto poder – têm-se visto coisas bem piores .

Isso não impede que lamente muito e que me preocupe o desaparecimento daquele blogue , quer ele tenha sido auto determinado pelo seu autor , ou induzido ou talvez mesmo forçado pelos escaninhos dos poderes políticos instalados , na esfera paroquial ou municipal .
Como muitos dos vários níveis do actual poder em Portugal bebem inspiração no modelo de acção política característico do santanismo , não parecerá descabido que por alguns espíritos perpasse a convicção de que no silenciamento do Largo da Má Língua terá havido dedinho daqueles poderes locais.
Poderá ser mais uma vez mera coincidência , e até admito que possa andar por aí espalhado um certo cheiro ao sindroma Marcelo Rebelo de Sousa .
Mas a verdade é que a decisão do autor do blogue em o encerrar se segue a uma polémica entre ele e um alto dirigente do PPD-PSD local .
Se entre um facto e outro não há nenhum nexo causal, parece .
Seja perdoado o recurso , uma vez mais , a um velho cliché ; mas como sói dizer-se, em política o que parece é...
Justa ou injustamente , os comandos locais do partido no poder , desta feita a nível local , não ficam bem na fotografia da história do silenciamento daquele blogue.

Umas notas mais .
Ao receber o prémio INOVAÇÃO com que foi galardoado pelo Primeiro de Janeiro, Pacheco Pereira sublinhou que “ o fenómeno da blogosfera reflecte um mundo parecido aos jornais anarquistas do princípio do século “ , e que “ a vivacidade e a qualidade do comentário dos diários electrónicos deveriam ser seguidas com atenção pela imprensa “ .
A de nível regional, começa a acompanhar a blogosfera , cada vez mais .
A de nível regional e local , cá da paróquia figueirense , continua a ignorar . É bem capaz de nem saber o que é isso de blogues...Ou saberá , mas como está dependente das boas graças do poder local , faz que não sabe e assobia para o lado .
Na mesma ocasião , Lobo Xavier considerou que o ABRUPTO é “ uma renovação em termos de debate da política nacional , derrubando mitos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?