<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, novembro 11, 2004


O PIDDAC E A PONTE DOS ARCOS

O PIDDAC ( ou melhor a proposta de PIDDAC apresentada pelo Governo) dota 14,3 Milhões de Euros ( ME ) para obras a realizar no concelho da Figueira da Foz em 2005 .
Os dirigentes autárquicos ficaram satisfeitos , ou pelo menos conformados.
Fazendo contas , o PIDDAC para 2004 atribuía 5,9 ME para obras de investimento no concelho da Figueira .
O aumento entre esta dotação previsional de 2004 ( que não execução!...) e a dotação previsional ( que não execução!...) de 2005 , seria assim de 142% .
Fabuloso , dirão alguns , entusiasmados com o carinho que Santana Lopes dedica à terra onde é princípe ! Nada mau, dirão outros , mais contidos.
Note-se todavia que na programação financeira plurianual indicada no PIDDAC/2004 estava já prevista uma dotação de 18,3 ME para 2005 .
O valor realmente dotado agora para 2005 é assim 22% inferior ao valor constante da anterior programação financeira plurianual .

Os 14,3 ME do PIDDAC/2005 têm o seguinte desdobramento :
- 6,5 ME para obras no porto da Figueira da Foz ;
- 6,0 ME para a reabilitação da ponte da Figueira da Foz ( o PIDDAC/2004 previa para este efeito 6,3 ME no programa financeiro plurianual para 2005 )
- 1,3 ME para a variante a Tavarede da EN 109 .

Tudo isto somado , temos 13,8 ME , números redondos .
Ficam depois 0,5 ME ( 100 mil contos) para umas obritas de menor vulto : 120 mil Euros para a recuperação da fortaleza de Buarcos e 260 mil Euros para recuperação do parque escolar .
E ainda umas dotações patuscas de uns tostões , tais como 1000 Euros ( 200 contos!...) para despender em redes culturais e 2500 Euros ( 500 contos...) para uma qualquer obra a cargo do centro de emprego !
Bem gostaria de saber o que se poderá fazer com 2500 Euros! Talvez mandar arranjar um telhado e recolocar uns vidros partidos , e pouco mais...

Não consigo assim vislumbrar no PIDDAC/2005 qualquer dotação da qual se possa presumir ou ter alguma esperança que as muito propaladas obras da Ponte dos Arcos possam sequer ter início em 2005 .
Ficaria perplexo e desapontado, isso sim , se não soubesse já o que a casa gasta, e fosse a acreditar nas várias e sucessivas promessas desta gente sobre a Ponte dos Arcos.
Serei por vezes ingénuo , mas não tanto .
Ora vejamos.
O FigueiraInforma , boletim de propaganda da Câmara Municipal da Figueira da foz, na sua edição nº 6 , distribuída gratuitamente em Junho de 2003 , prometia :

“A17 e alargamento da Ponte dos Arcos para breve.
(...) Quanto ao alargamento da ponte , o ministro informou que em 2003 será elaborado o estudo prévio à obra “

Eram promessas do ministro Valente de Oliveira , quando da sua visita à paróquia em Setembro de 2002 .
A edição nº 7 do mesmo boletim de propaganda , de Dezembro de 2003 , apregoava , em página A4 inteira :

“ Ponte dos Arcos com quatro faixas de rodagem em 2005 .
A Câmara Municipal já assinou o contrato para a elaboração do projecto de duplicação da Ponte dos Arcos , prevendo-se que fique inscrito em PIDDAC de 2004 , estando prevista a conclusão da obra no ano seguinte . Sendo assim , em 2005 , a Ponte dos Arcos terá quatro faixas de rodagem.
Recordo que esta obra foi uma das principais promessas eleitorais do Presidente da Autarquia, Engº António Duarte Silva , que está prestes a ver concretizado o anseio de muitos moradores do sul do concelho “

Por sua vez , Santana Lopes , no seu encantador jeito de falar de tudo sem saber de nada , na sua recente visita à Figueira da Foz , durante a qual foi reverentemente adorado pelos seus prosélitos e autarcas locais , informava que a obra da construção da nova Ponte dos Arcos se ia iniciar no 2º semestre de 2005 , que estava orçada em 11,3 ME , e que estará pronta no 2º trimestre de 2007 .

Poderei estar a ver mal a questão, poderá estar a escapar-me algo, poderei não ter todos os dados...
Mas não consigo entender como vai poder a obra iniciar-se sequer em 2005 , quando nenhuma verba está dotada para o efeito no PIDDAC/2005 . Se bem leio as informações e os dados contidos nos seus quadros , a dotação de 6,0 ME destina-se , tão somente , a pagar as obras de reabilitação em curso, da ponte construída segundo o projecto de Edgar Cardoso .

Na ânsia de fazer propaganda , havia ou há necessidade de fazer tantas promessas , sucessivas e repetidas vezes , tendo como consequência a perda de credibilidade política?
Não havia .
Mais promessas virão decerto a caminho, pois estamos a menos de um ano de eleições autárquicas .
Até prova em contrário, tais novas promessas valerão tanto como aquelas valeram .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?