<$BlogRSDUrl$>

sábado, novembro 20, 2004

AS MODERNICES PEDAGÓGICAS


Nesta semana, a Casa do Gaiato foi vítima de uma rasca tentativa de enxovalhamento , de muito tortuosos contornos .
Uma equipa inspectora ou auditora , decerto constituida por umas senhoritas bachareis em modernas ciências pedagógicas e segurança social , foi fazer uma auditoria à Casa do Gaiato , ordenada por Bagão Félix , quando ainda era Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social ( não sei se era assim chamado...estão sempre a mudar os nomes a estas coisas!...) e que terá tido muito receio de algumas bocas avulsas vindas a público quando do caso da Casa Pia , quem sabe se como manobra de diversão...
Produziram um longo relatório , de que alguém se encarregou de meter partes dele na comunicação social .
As partes por esta reveladas ao público ( cirugicamente seleccionadas ?...) só assumirão natureza negativa e condenável , para quem não faça a mínima ideia do género de senhoritas de que se trata , ou para quem queira ignorar o que foi e tem sido a excelência pedagógica da Casa do Gaiato , fundada com muito esforço pelo Padre Américo e depois mantida pelos seus sucessores . Sem subsídios do Estado, sublinhe-se .

O relatório é revelador, isso sim , das teses que relevam do mais inimaginável politicamente correcto , e que proliferam por certos pindéricos meios defensores dessas tão “modernas” e académicas pedagogias...
E esconderá, quem sabe , o secreto desejo das senhoritas auditoras e da respectiva “corporação” em arranjarem um empregozinho do Estado na Casa do Gaiato , onde poderiam trabalhar umas seis ou sete horitas por dia , gozarem de fim de semana com sábado e domingo , e cobrarem obviamente horas extraordinárias .

Conhecedoras daquelas “modernas” ciências pedagógicas , divulgadas por “modernas” professoras, em “modernas “ universidades ( assim do tipo dos Institutos Piaget) , as inspectoras-auditoras ficaram aparentemente horrorizadas por haver excessiva disciplina , castigos, trabalho infantil e outras horrorosas práticas arcaicas e medievais , que na sua douta opinião traumatizam muito as criancinhas! Vejam lá , as crianças vivem em isolamento , em zonas de “acessibilidades dificeis” ( já cá faltava o disparate das “acessibilidades”...) , sem “escolas, cinemas , centros comerciais...” nas proximidades , e sem poderem comer guloseinas , apesar destas lhes serem oferecidas por comerciantes locais!!!...

Haverá excesso de disciplina ? Óptimo, antes de mais que de menos. Foi por não haver disciplina que na Casa Pia aconteceu o que aconteceu .
Há castigos ? Muito bem, a repressão e os castigos são instrumentos indispensáveis para um eficiente processo educativo .
Crianças de 11-12 anos são “forçadas” a trabalhar em trabalhos no campo? Que mal haveria nisso? Haverá , isso sim, se por isso tiverem de faltar à escola , o que não é o caso.
E é errado ser dever dos rapazes mais velhos tomarem conta e cuidarem dos mais novos?
Colocar um miudo a lavar a louça ou ajudar a limpar o seu refeitório, talvez até como castigo , será prática de “trabalho infantil” ? . Numa qualquer família economicamente favorecida , não deverá poderá também fazê-lo , se for necessário ?

Quase apetece lançar um desafio às senhoras inspectoras : irem 2 a 3 meses aplicar as suas modernices pedagógicas à Casa do Gaiato . Sem fins de semana, e sem horas extraordinárias , como fazem os senhores padres que orientam a instituição.
Depressa lhes passariam as veleidades e a arrogância . Depois se veriam os resultados .
Só que nunca seria legítimo levar por diante tal desafio e tal experiência.
Por respeito e consideração pelo futuro dos rapazes da Casa do Gaiato .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?