<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 14, 2004


PACTOS DE REGIME

Lido no artigo de opinião de António Barreto do PUBLICO do passado Domingo :

"Felizmente que os partidos da oposição , em regra , fogem aos pactos de regime e recusam-nos liminarmente .
Têm razão. De outro modo , estariam a dizer aos seus eleitores que não há motivos para votarem neles . O pior é que , quando chegam ao governo , esses mesmos partidos (estou quase sempre a falar do PSD e do PS ) , mal descobrem dificuldades , propõem um pacto de regime “


Um outro excerto :

"Os pactos de regime são geralmente propostos por uma de duas razões . Pela primeira , o governo ou o ministro em questão não sabe o que fazer , receia as oposições políticas e sociais e convence-se de que , com a assinatura de um documento desse tipo , os conflitos sociais e os protestos diminuiriam .
Estamos , neste caso , diante de uma manifestação típica de impotência e fragilidade.
Pela segunda , o autor da proposta julga-se muito esperto e pensa que , assim, mostra à população a sua boa vontade , ao mesmo tempo que exibe o mau espírito de uma oposição que só sabe destruir e dizer mal , mas que é incapaz de colaborar com o governo.
Omite o facto de só estar disponível para assinar um pacto , se a oposição se prestar a aceitar os seus pontos de vista , para o que , curiosamente, invoca os seus resultados eleitorais , a fim de justificar a sua exigência de só elaborar um pacto nos seus termos . "

This page is powered by Blogger. Isn't yours?