<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, setembro 13, 2004


O ARTISTA , O MURAL E A MEDALHA

A Câmara Municipal da Figueira da Foz vai condecorar Eduardo Nery com a medalha de mérito cultural em prata dourada .
Pelos idos de 2001 , em pleno despautério despesista que sobretudo nesse ano caracterizou a gestão municipal da Figueira da Foz , Santana Lopes , qual nefelibático mecenas a trabalhar com o dinheiro dos outros , encomendou a Eduardo Nery um desenho para um artístico painel de azulejos com que se propunha cobrir as paredes da escadaria que do Parque das Abadias sobe até junto do Museu Municipal .
O artista fez um esboço e uns rabiscos coloridos , muito parecidos ( até pareciam idênticos) aos do grande mural localizado em Lisboa , a seguir à Avenida Calouste Gulbenkian , na descida para Alcântara .
Meteu o esboço dentro de umas cartolinas , e obviamente juntou uma folha de honorários no valor de aproximadamente 13 mil contos...
E remeteu tudo para a Câmara Municipal da Figueira .
Foi, claro está, mais um projecto para meter na gaveta e depois ser abandonado pelo executivo camarário seguinte , a exemplo do Centro de Congressos .
Entretanto , pagamentos de honorários , nada ...O tempo ia passando e o artista nada recebia .
Impaciente, moveu influências .
Por volta de Março de 2002 , com uma situação de tesouraria tensa, bastante sufocante e de quase ruptura , com dívidas a outros fornecedores de mais de um ano , com obras paradas por falta de pagamento a empreiteiros , Eduardo Nery teve o privilégio e a feliz oportunidade de receber a sua dívida , conforme a nota de honorários enviada há meses à Câmara Municipal : 13 mil contos , na moeda antiga .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?