<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 15, 2004


A CENTRAL DE CAMIONAGEM

De um leitor do Quinto Poder recebi a seguinte mensagem :


Tenho assistido às criticas dos utentes das freguesias limítrofes, sobre a nova central
de camionetas situada junto à estação de caminhos de ferro, e resolvi ver nos blogues
se já existia alguma crítica sobre o assunto…pelos vistos ainda não.
Mas parece haver com esta nova central mais especulação imobiliária na área da antiga
Central,ou não será?
De qualquer modo resolvi visitar a central e parece-me unicamente um parque de estacio-
namento de camionetas. Não tem qualquer infra-estrutura de apoio, a não ser uma bilheteira,e encontra-se sem qualquer área coberta, no que já resultou nestes dias de chuva o refúgio dos utentes na estação e na bomba de gasolina e a sua posterior expulsão. Parece também que a CP tem negado o acesso às instalações sanitárias.
Como vejo muita pressa na construção desta central e no encerramento da outra parece-me que existe gato escondido com rabo de fora…

Concordo com os comentários do leitor e partilho inteiramente das preocupações manifestadas .
Não entendo , efectivamente , qual a razão de tanta pressa em deixar um espaço relativamente central e apesar de tudo dotado com alguma comodidade para os utentes, para “deslocalizar” ( a palavra está na moda...) o terminal de camionagem para um local provisório , face aos ambiciosos planos de alterar totalmente a área da estação de caminho de ferro e fazer dela um “centro nodal “ , como agora se diz .

Com o estado das finanças públicas que se conhece , com a menor disponibilização de verbas comunitárias ( agora são mais 10 países a disputar um bolo que antes era para 4 ou 5...) e com o nível de despesas correntes a comerem o que comem , veremos como , se e quando , vai haver dinheiro para realizar tantos sonhos , tantos planos e tantos projectos “ estruturantes” ...Ou se tudo não irá passar disso mesmo : sonhos, boas intenções, projectos , promessas , "show-off"...

Falta ainda observar como vai ser quando começarem as aulas , com dezenas de estudantes obrigados a usar o “ terminal” , longe das escolas secundárias .
E como vai funcionar uma chamada linha “ribeirinha” com um pequeno autocarro de dúzia e meia de passageiros a circular de meia em meia hora .
Parece que se irá circular à borla , e anuncia-se como nada indo custar aos cofres camarários .
Ainda haverá ingénuos a acreditar que há “almoços grátis” ?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?