<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, agosto 09, 2004

O PRESTÍGIO DO PARLAMENTO

Meio à sucapa , procurando apanhar os cidadãos e a opinião pública distraidos com as férias , foi publicada há poucos dias uma resolução da Assembleia da República que é vergonhosa pelo que revela de falta de respeito pelos portugueses e pela dignidade das instituições democráticas .
A partir de agora , os Deputados da Nação , nas suas viagens institucionais ( de Estado?...) ao estrangeiro, podem oficialmente levar acompanhantes à boleia...

Basta desdobrar o bilhete de classe executiva a que têm direito (quanto a mim bem...) por dois bilhetes de turística...e aí vão passear Deputado e acompanhante...
Tudo perfeitamente legal, tudo de acordo com a Lei .
Brada aos céus que o Parlamento não consiga compreender que tal medida é mais uma grave ferida causada à imagem , respeitabilidade e reputação da classe política nacional , perante os olhos dos restantes cidadãos .
São preocupantes e perigosos, para o funcionamento do regime de democracia representativa, os baixos níveis a que tal imagem e reputação já chegaram .
Sabe-se lá a que ponto poderão ainda chegar , perante comportamentos tão suicidários como este .
A propósito, valerá a pena ler um editorial do PUBLICO de ontem , do qual me permito transcrever dois excertos :

(...) o Estado acha que, pela sua dignidade institucional, os deputados devem viajar em classe executiva, mas faculta-lhes a possibilidade de abdicarem dessa dignidade desdobrando o preço do bilhete em duas passagens na classe turística, podendo assim fazer-se acompanhar por quem muito bem entendam.

(...)O que não é sério nem admissível é o Estado disponibilizar-se para pagar viagens de turismo a acompanhantes dos deputados.

Como terá comentado um Deputado :

A isto chama-se trocar a dignidade do cargo pela conveniência ...


This page is powered by Blogger. Isn't yours?