<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, agosto 18, 2004


O PODER AUTARQUICO E O SEU CONTROLO

Ontem , vi e ouvi o Presidente da Associação Nacional de Municípios fazer , a uma estação televisiva , declarações da maior gravidade . No plano político, mas até no plano criminal .
Antes, uma notícia dera conta da difícil situação em que se encontrariam os revendedores de combustíveis , vulgo proprietários de bombas de gasolina .
Pelos vistos , estes são credores de enormes montantes em dívida por parte de bombeiros e Câmaras Municipais , entre outras entidades .
Segundo foi referido , os prazos de pagamento seriam actualmente de 6 e mais meses.
Tendo que pagar quase a pronto os combustíveis às empresas petrolíferas , e a ser verdade o que foi noticiado , compreende-se o grande sufoco financeiro em que os revendedores se encontrarão .
Como consequência ,a sua associação empresarial veio alertar que , a continuarem as coisas neste pé , em breve se veriam forçados a suspender o fornecimento de gasolina e gasóleo às entidades caloteiras .

Perante estas notícias, Fernando Ruas , enquanto Presidente da Câmara de Viseu , veio comentar que , a acontecer tal suspensão , ele poderia vir a fazer a vida negra às bombas de gasolina que recusassem novos fornecimentos a crédito . Insinuou que tal vida negra poderia inclusivamente passar por ordens de encerramento .

Trata-se , de facto , de uma manifestação do chamado “ poder “ autárquico , no seu melhor !...
Muitos e muitos autarcas sentem-se com poder absoluto , quais pequenos candidatos a ditadores no seu reino municipal .
Podem pôr e dispor a seu bel prazer , ameaçar , chantangear , muito frequentemente resguardados por uma imprensa local e regional submissa e economicamente dependente dos dóceis comportamentos que revelarem .
Se se portarem bem , terão publicidade , acesso a informação privilegiada , convites para actos públicos com direito a bufete.
Se se portarem mal...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?