<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 17, 2004

MAIS DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO

Transcrevo de um artigo de opinião de Maria de Fátima Bonifácio , publicado no PUBLICO do passado domingo :

(…) tudo começa com a cultura de adulação da criança que domina a sociedade ocidental contemporânea e que não passa, como tantas outras características dela, da degradante e ridícula pieguice em que culminou a "Sensibilidade" descoberta na segunda metade do século XVIII.
Tudo o que diz respeito às crianças - o seu bem-estar, a sua saúde, a sua protecção, o seu lazer - suscita imediatamente a atenção desvelada de um público adulto que erigiu as crianças no centro do mundo e entende, pelo menos "teoricamente", que tudo se deve subordinar aos seus interesses e às suas presumidas necessidades. (Felizmente já temos um ministério da Criança.)
Nas famílias, as crianças tornaram-se geralmente pequenos déspotas inteiramente desprovidos de quaisquer hábitos de obediência ou elementar respeito pelos pais e os mais velhos, que no entanto tudo fazem e sacrificam para que os rebentos possam gozar de condições ideais para desenvolverem livremente as suas promissoras personalidades.
De tão mimadas, as crianças crescem, desde o berço, com a justificada sensação de que na vida só há brincadeira e direitos e de que tudo lhes é devido. Se por acaso algumas revelam um temperamento mais difícil, não se aplicam os bárbaros remédios clássicos. Arranja-se-lhes acompanhamento psicológico a fim de tentar, sem traumas nem violências, torná-las mais cordatas sem contudo prejudicar nem levemente o seu "crescimento natural".
(...)
Depois do jardim-escola, onde as educadoras de infância as ajudam a brincar, chegam ao primeiro ciclo do Básico, onde os professores se esforçam por que as aulas se pareçam o mais possível com recreios.
Segue-se o antigo liceu. Pela primeira vez vislumbram - mas não mais do que vislumbram - a necessidade de refrearem os seus ímpetos e de se conformarem com um mínimo de disciplina e aplicação. Os trabalhos de casa são vistos, pelos alunos e por muitos pais, como um fardo cruel para crianças ou adolescentes que já passaram várias horas na escola sujeitos a constrangimentos "stressantes".
É tarde para se habituarem. Trabalhar é a última das prioridades para adolescentes confrontados com mil e uma solicitações divertidas que os distraem das suas obrigações, a que não dão importância.

Conclusão minha :
A injecção de mais dinheiro na Educação ( a dita paixão de António Guterres) não parece ser o mais importante, nem dela se retirarão melhorias significativas .
O mais importante será , isso sim, romper de todo com os paradigmas vigentes no Sistema Educativo em Portugal , politicamente correctos e impregnados por um pseudo, blasé e glicodoce humanismo , adoptados pelo largo número de tias licenciadas em Ciências Pedagógicas que pululam pelo Ministério da Educação .
Que de verdadeiro humanismo nada têm .
Só têm o academismo , o charme e o chic ...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?