<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 27, 2004


INFORMAÇÃO E PROPAGANDA

Divertido , e com um sorriso nos lábios , passei uma breve leitura pela edição número 8 do Figueira INForma , o boletim de propaganda do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz .
Para além de muitos outros aspectos sintomáticos e reveladores de um peculiar modelo de fazer política , com que muito antipatizo , refiro dois pontos que me suscitaram especial perplexidade .

O primeiro , é o da afirmação do Presidente da Câmara quando , na introdução, alude ao “arranque de obras estruturantes como o Aeródromo da Figueira da Foz (...) “.
Estruturante porquê ? Estaremos novamente perante o antigo sonho delirante de Aguiar de Carvalho, quando acenava com a construção de um grande aeroporto na Figueira da Foz , com ligação directa a Fátima através de um comboio TGV ?

O segundo, é o da notícia de que está prevista a conclusão da 1ª fase da Rodoviária Urbana ( RU) até à Senhora da Encarnação , “ (...) no próximo mês de Agosto(...)” .
Estamos no fim deste , e portanto a conclusão desta 1ª fase deve estar muito próxima .
Passei pelo local e deitei uma olhadela à obra . O que por lá se vê , pouco difere do que por lá se via há uns 6 meses atrás .
Descortina-se o traçado em bruto , e vêem-se uns montes de terra para serem terraplanados , e dar alguma forma consolidada ao leito da via .
Também se vê , aparentemente quase terminado, um pontão para deixar passar por baixo da nova via uma linha de água , de cuja existência talvez ninguém se tivesse lembrado quando os primeiros aterros foram feitos , no final do santanismo-com-Santana ( sim, porque também há o santanismo-sem-Santana ...).
Mas tenhamos fé . Ainda faltam quatro dias para terminar Agosto e , com ele , a silly season ...
São afirmações , promessas e “ notícias” deste tipo que fazem do Figueira INForma um boletim de propaganda e não de informação , e que retiram credibilidade política a quem as faz ou a quem as escreve .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?