<$BlogRSDUrl$>

sábado, junho 12, 2004

DA EUFORIA À DEPRESSÃO ...

Na política , com as promessas eleitorais , nas autarquias com os orçamentos , ou no futebol , com as exigências dos adeptos , é bom ter um pouco de ambição .
Mas levar esta muito para além do realismo , político , financeiro ou desportivo , colocando as fasquias demasiado altas , tem os seus riscos .
Em política , pode passar-se facilmente da ilusão à revolta .
No futebol, pode passar-se rapidamente da euforia à depressão ; dos jogadores que são bestiais , aos jogadores que são umas bestas . Já era assim no circo dos romanos : ai dos vencidos .
Temo que aquele risco , com o futebol , possa passar a realidade concreta em tempos próximos .
Não tenho grande simpatia por este patriotismo e esta unidade nacional de segunda , que apenas adquirem expressão real em termos futebolísticos .
Todavia , reconheço que a concretização das expectativas para o desempenho da equipa portuguesa , criadas para o Euro2004 , com excessiva ambição , alimentada por políticos e pelos media , seria apesar de tudo benéfica para a alma deste povo . Seria uma boa massagem ao seu ego .
Não seria a melhor terapia para os seus verdadeiros males .
Seria uma massagem , ao menos .
Daria um certo alívio , por uns tempos. Mas os seus males e problemas reais não teriam ficado nem solucionados nem reduzidos .
De qualquer modo, a continuação da euforia seria agora um mal menor quando comparado com a súbita e imediata passagem a um estado de depressão .
Rezem para que este último cenário não ocorra .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?