<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 20, 2004

A ponte dos arcos

Prometeu o actual Presidente da Câmara, no seu programa eleitoral , elaborar , em colaboração com o Governo central , o projecto da nova ponte no braço sul do Mondego.
Não disse quando, e ficou-se pelo projecto.
No Capítulo dedicado às acessibilidades ( um belo naco de politiquês ...) refere agora o número 7 do Figueira INForma , em termos muito categóricos e definitivos , que a ponte dos arcos terá 4 faixas de rodagem em 2005 ... Acrescenta mesmo que a duplicação da ponte ficará inscrita em PIDACC de 2004 .
Para um cidadão com fé , não há dúvida : em 2005 , a ponte dos arcos terá 4 faixas de rodagem .

Curiosamente , a informação/declaração do Figueira INForma está mesmo formulada na primeira pessoa do singular ...

Recordo que a obra foi uma das promessas eleitorais do Presidente da Autarquia (sic...)

Quem será que recorda? O chefe de gabinete que também é o redactor principal do folheto?

Em recente entrevista ao Diário As Beiras , porém , o Presidente da Câmara é um nadinha mais cauteloso . Diz só que a ponte vai ser substituída por uma outra com o dobro das faixas de rodagem (...) e que o concurso deverá ser lançado ainda este ano .

Em qualquer caso , afigura-se imprudente reiterar e voltar a insistir , no contexto actual da grave crise orçamental do Estado português , com a promessa de que a obra terá a sua conclusão prevista para o ano seguinte , ou seja para 2005 ...

Fui consultar os quadros do PIDDAC para 2004 . Nada , nenhuma verba dele consta como previsão ou dotação para a ponte dos arcos.
Estão lá inscritos 1,5 Milhões de Euros para 2004 e cerca de 6,3 Milhões de Euros para 2005 , para uma ponte , sim, mas referidas como sendo para Reabilitação da Ponte da Figueira da Foz .
Ou seja ,a ponte de tirantes , agora a sofrer uma grande intervenção , sobre a qual não sei bem se vai traduzir-se na redução da sua largura útil a metade durante muito ou pouco tempo .
Gostava de saber. Alguém saberá e terá a gentileza de prestar informações ?

Será que o custo das obras na ponte dos arcos ( que não deve ser pequeno...) está embebido naqueles montantes? Não é de crer . Também isso eu gostava de saber .

Se algum putativo leitor deste blog souber e quiser informar, desde já os meus mais reconhecidos agradecimentos ...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?