<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 17, 2003

Para uma avaliação política do Orçamento da CMFF – 3ª dica

Para elaboração do orçamento teve que se partir de alguma despesa que sabemos que é obrigatória . Há a dívida que transita , as despesas obrigatórias que têm a ver com o funcionamento da casa e depois há todo um conjunto de compromissos assumidos e isso dá-nos um montante bastante significativo . Depois temos que apostar em alguma generosidade das receitas .
Este ano foi um ano difícil , e vamos acabar o ano com mais de 2 milhões de euros de quebra de receita corrente , só na sisa , e não houve nenhuma compensação .
O mercado imobiliário estagnou e também não está prevista nenhuma compensação no Orçamento de Estado para 2004 para compensar a perda da receita da sisa .



Esta é também uma transcrição de um esclarecimento prestado pelo Presidente da Câmara , na sessão em que foi aprovado o Orçamento para 2004 .
Mas trata-se , mais uma vez , da Câmara Municipal de Aveiro , onde a maioria é do Partido Socialista e o PSD está na oposição .
Este esclarecimento diz muito quanto à “estratégia “ como se fazem orçamentos camarários...
Primeiro inventariam-se as despesas : os compromissos , as promessas , os piedosos desejos...
Depois, ajusta-se a estimativa total das receitas , correntes e de capital , para a soma destas bater certo com o montante global das despesas....
É o princípio das boas práticas de pernas para o ar...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?