<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 04, 2003

O Tenente Assunção
O facto tem sido muito pouco divulgado pela comunicação social.
O General Alfredo Assunção era tenente e participou activamente no golpe militar do 25 de Abril . Era o jóvem e corajoso oficial que , na rua do Arsenal , em Lisboa, foi enfrentar, de cara descoberta a coluna de veículos blindados das tropas fieis ao governo da ditadura .
Aquele foi talvez o momento chave , o mais determinante do sucesso do golpe . Foi aí que se deu a viragem , fazendo pender a sorte para o lado das forças militares democráticas , ao conseguir que militares da coluna governamental , não só tivessem desobedecido às ordens de fogo de um brigadeiro , mas tambem tivessem passado para o lado dos revoltosos.
A par do Capitão Salgueiro Maia , o Tenente Assunção foi um dos verdadeiros herois do 25 de Abril . Iniciado o PREC , nessa voragem de loucura e irresponsabilidade em que os anti fascistas de 26 de Abril de 1974 mergulharam o Páis , o tenente Assunção distinguiu-se claramente de muitos militares oportunistas e remeteu-se á sua modéstia condição de grande heroi .
A sua demissão de comandante da Brigada de Trânsito da GNR confirma , quase trinta anos volvidos após o seu acto heroico da rua do Arsenal , a sua dignidade de homem e de militar .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?