<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 22, 2003

Em redor da polémica sobre o aborto

Sobre esta polémica , tenho mais dúvidas e interrogações do que própriamente opinião solidificada .
1 .
Uma das pessoas que , sem complexos de esquerda , mais deu a cara pelo Não , quando do referendo sobre o aborto realizado aqui há uns anos , foi Eurico de Figueiredo , médico, agnóstico e socialista .
Declarou-se contra a despenalização da interrupção voluntária da gravidez por razões que relevam da Ética e da Filosofia .
Num debate na Televisão , lembro-me dele dizer que um embrião humano não pode valer menos que um ovo de pomba ou de perdiz.
Destruir um ou outro parece ser , nos tempos de hoje , um ilícito ambiental , e como tal passível de penalização .
Valerá então um embrião humano menos que um ovo de perdiz, de cegonha ou de abetarda ?

2 .
Algumas mulheres manifestaram-se a favor da despenalização do aborto exibindo os respectivos ventres com a seguinte inscrição na minha barriga mando eu .
A ser assim, tanto mandam nas suas barrigas quer lá tenham dentro um embrião de 10 semanas , quer se acaso lá estiver um ser pre-humano com 7 ou 8 meses de gestação ?
E neste último caso , por mandarem nas suas barrigas , terão por isso o direito de destruir esse ser ?

3.
Porque se centra a polémica sobre o aborto nos domínios da Sexualidade e da Religião?
Não seria mais lógico recentrá-la exclusivamente nas esferas da Filosofia , da Antropologia , da Ontologia , do Direito e da Medicina ? E , neste contexto, que sentido faz e como se poderá explicar que a questão seja preferencialmente suscitada pelas Jotas partidárias ?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?