<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 23, 2003

Santana Lopes já em campanha eleitoral

Contrariando orientações e compromissos assumidos dentro dos órgãos dirigentes do PSD , Santana Lopes não anda agora apenas a chegar-se à frente na corrida da sua candidatura para Presidente da República .
Iniciou mesmo a sua pré-campanha eleitoral . Este fim de semana foi fazer uns comícios no Alentejo , com o pretexto de fazer mobilização partidária , na qualidade de Vice-Presidente do PSD .
Começa a haver , no seio do PSD quem se inquiete e se dê conta do perigo , como é o caso de Marques Mendes .
Na sua estratégia de populismo centrado na sua pessoa , Santana Lopes adianta propostas verdadeiramente anedóticas , como é o da criação de um Senado-Câmara Corporativa onde , pasme-se , desde já teriam assento garantido representantes dos jornalistas , e que , a concretizar-se , transformaria Portugal num caso único e arcaico entre as democracias européias .
Isto tudo depois de uma revisão constitucional , processo que o PSD deixou que Santana Lopes se apoderasse da liderança e representação partidária .
Santana Lopes sabe muito bem que todo o conjunto de propostas mais ou menos disparatadas, daquele teor , são inconsequentes e terminarão no cesto dos papeis .
Entretanto , o estar à frente do processo , por parte do PSD , dá-lhe visibilidade mediática e popularidade fácil junto de algumas tribos com influência na opinião pública , como jornalistas e artistas de teatro de revista .
É assustador imaginar como Presidente da República alguém como Santana Lopes , com tamanha habilidade populista , malabarismo político e instabilidade emocional .
O hipotético cenário tem algumas semelhanças com o fenômeno e a experiência Color de Melo , no Brasil , aqui há uma dezena de anos . Que deu para o torto , como é de recordar .
Se o cenário passar de hipotético a provável , e se Santana Lopes conseguir que o PSD o apresente como candidato ( em aliança como o seu amigo e aliado Paulo Portas ) , então será imperioso ir à Travessa do Possolo arrancar Cavaco Silva do conforto de senador da República , confrontando-o com o seu dever cívico e patriótico de avançar com uma candidatura independente para Presidente da República .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?