<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 23, 2003

A reforma das fórmulas e dos ritos

João Deus Pinheiro é o responsável pela Unidade de Missão encarregada de acompanhar e dinamizar a reforma da Administração Pública.
Em Novembro de 2001 , preferiu na Assembleia Figueirense uma interessantíssima conferência subordinada ao tema O desafio europeu e o impacto para o cidadão comum , na qual fez demonstração de uma invejável clareza de exposição e de capacidade comunicacional .
Recordo-me dele ter referido que , quando passou por um dos governos de Cavaco Silva, havia proposto , aparentemente com algum empenhamento , que no âmbito da actividade da Administração Pública se acabasse de todo com a utilização de títulos académicos tais como doutor ou engenheiro .
E reconhecia, com algum desalento , não ter tido sucesso .
Talvez possa desta feita materializar a sua antiga proposta.
Começando , por exemplo , por uma acção meramente simbólica .
Qual seja a de arranjar maneira de se acabar com a prática de utilizar fórmulas tão salazarentas e burossáuricas como Exmo Senhor e V. Exª em tudo quanto é requerimento do cidadão à Administração Pública , nacional ou local .
Ou ainda para se terminar com esta outra , ridícula e parola , de colocar o dr ou o engº , dentro de parênteses , por baixo das assinaturas do Presidente ou de um Vereador , a terminar um qualquer ofício ou Edital de uma Câmara Municipal .
Dir-se-à que são apenas fórmulas e rituais , e que a reforma da Administração Pública não se pode limitar a isso . Evidentemente que não .
Dir-se-à que são a cultura , o sistema e as mentalidades que criam as fórmulas e os rituais e nunca o contrário .
Nisto não estarei de acordo .
Existe muitas e muitas vezes , entre conteúdo e forma , uma relação de interacção dialética , fazendo com que um influencia e/ou condiciona o desenvolvimento do outro , e vice versa .
Há muito que em Espanha se abandonou , no dia a dia das relações entre as pessoas , o uso das velhas fórmulas de tratamento da Castela profunda e senhorial , retomadas pelo fascismo franquista .
Já ninguém é designado por Dom e , entre os espanhóis com menos de 40
anos , já toda a gente se trata por tu .
Não terá sido só por isso que o país nosso vizinho se tenha tornado a 3ª ou 4ª potência económica europeia . Mas isso também terá sido um valioso contributo

This page is powered by Blogger. Isn't yours?