<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 02, 2003

A única cidade de Portugal...

As televisões ontem , e o jornal Publico e hoje , deram notícia que uma dúzia de broncos portistas , prosélitos de Jorge Costa ( habitual e reverentemente tratado pela comunicação social por Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa ) dirigiram insultos ao Presidente da Câmara do Porto, Rui Rio .
Um desses broncos proferiu a seguinte frase que o jornalista estranhamente classificou de pouco simpática :

Esta é a única cidade da Europa que tem um presidente como tu .

A afirmação é , quanto a mim , um grande elogio a Rui Rio , pecando apenas por exagerada num ponto . É que se em vez de dizer Europa houvesse dito Portugal , o elogio era inteiramente merecido e tinha o meu entusiástico aplauso .
Rui Rio é de facto , no universo dos autarcas e governantes portugueses , um exemplo muito raro de seriedade política , de coerência e de verticalidade .

Sobre o mesmo acontecimento , escreve Ana Sá Lopes numa crónica publicada na mesma edição do Público :

Resistir ao beija-mão aos cardeais do futebol português é um acto corajoso e , em Portugal , o rosto dessa resistência é , evidentemente , o Presidente da Câmara do Porto , Rui Rio , que fez do combate à promiscuidade entre o futebol e as estruturas partidárias um programa político, muito antes da sua candidatura à Câmara do Porto

O grande incentivador do ódio é , objectivamente , Pinto da Costa , que continua a ter disponível , para genuflexões várias , boa parte da classe política portuguesa .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?