<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 04, 2003

A conferência de imprensa

A Figueira da Foz está de novo no mapa , a julgar pelo volume noticioso e pela atenção que lhe têm sido dedicados , nas últimas semanas , pelos orgãos da comunicação social , escrita , falada e televisiva .
A conferência de imprensa convocada pelo Presidente da Câmara para o final da manhã de hoje , afinal virou sessão de esclarecimento , se não mesmo comício .
O que não me parece o mais prudente , nos tempos que correm de muita perturbação no executivo camarário .
O salão nobre dos Paços do Concelho estava repleto , com muito pessoal dos serviços camarários , autarcas das Juntas de Freguesia e militantes do PSD . E uma dezena de jornalistas , nem tanto .
Uma grande curiosidade assalta o meu espírito : estaria presente a totalidade dos vereadores executivos da Câmara Municipal ?
Um contexto daquela natureza , proporcionando uma atmosfera com algum calor e tensão , não é decerto o mais apropriado para o exercício de um jornalismo sereno, livre e isento dos constrangimentos que sempre existem na dependência entre a imprensa local e o poder autárquico local .
Parece-me ,assim , que à Câmara Municipal interessaria que os jornalistas presentes pudessem formular todas as perguntas que entendessem fazer , por muito incómodas que pudessem ser, sem que ficasse a pairar a dúvida quanto à existência de qualquer constrangimento daquele tipo .
Teria sido essa a melhor e mais transparente forma de esclarecer todas as dúvidas e desfazer todos os possíveis equívocos .
Já tive oportunidade de ler o texto da declaração do Presidente da Câmara , com que foi aberta a conferência de imprensa / sessão de esclarecimento .
Fico agora na expectativa de conhecer quais foram as perguntas que os jornalistas , sobretudo os da imprensa local , colocaram ao Presidente da Câmara .
E , obviamente , também as suas respostas .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?