<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 11, 2003

Segredos fiscais

Um outro exemplo de como as coisas se passam por outras latitudes que não as nossas .
Há uns tempos, na Finlândia , um polícia mandou parar um carro por flagrante excesso de velocidade . Pede a identificação ao condutor . O polícia volta ao seu carro, introduz os dados do senhor no computador portátil da viatura , e consulta ,numa base de dados central , os elementos identificadores do transgressor .
Trata-se do administrador máximo da Nokia , e os dados fiscais sobre o seu rendimento colectável aparecem logo no monitor . Na Finlândia , como é uma ditadura policial , não há segredo fiscal, como se vê...
O rendimento é uma enorme pipa de massa . O polícia faz as contas, aplicando uma tabela de proporção . Para uma tal enorme pipa de massa , a multa a pagar foi uma outra pipa de massa , inimaginável para os nossos bolsos .
Dizem que , como vingança , a Nokia criou um toque de telemóvel assemelhando-se à sirene de um carro de polícia .

Uma organização chamada Transparency...qualquer coisa , publicou um ranking dos países , avaliados quanto ao nível de corrupção em cada um verificado .
Numa escala de 0 a 10 , a nota máxima corresponde à corrupção mínima .
A Finlândia teve 9,7 . Portugal ficou-se pelos 6,6 . Nada mau , comparado com o Bangladesh , cuja classificação ficou á roda de um .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?