<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, outubro 08, 2003

Os rodriguinhos da vida política local

O Sr. Presidente da Câmara da Figueira da Foz bem pode fazer rodriguinhos semânticos e dizer que não retirou pelouros , apenas os não distribuiu .
A verdade é que retirou mesmo pelouros ao Sr. Vereador Vítor Guedes.
É um péssimo hábito da classe política portuguesa a nível nacional , e pelos vistos também a nível local , não falar numa linguagem transparente , de pão-pão , queijo –queijo .
Serão talvez ressonâncias de uma cultura política muito mais influenciada pela tartufice cultural francesa , do que pelo pragmatismo anglo-saxónico .
A retirada do pelouro das Obras Municipais ao Sr. Vereador Vítor Guedes , juntando-se à imensa panóplia de competências que o Sr. Presidente da Câmara detem, sem as delegar , tem óbviamente o significado político de uma desautorização .
Como tal , compreendo perfeitamente a devolução de todos os outros pelouros , o que o Sr. Vereador Vítor Guedes não poderia deixar de ter feito.
Como diz a sabedoria popular , quem não se sente não é filho de boa gente .
E como tal ,sendo um acto com significado político, e à luz da ética e das práticas da política democrática , deveria ser explicado no orgão político que é a Câmara Municipal .
O Sr. Presidente da Câmara nega-se a fazê-lo .Trata-se de uma opção
política , que politicamente terá de ser avaliada .
E a minha avaliação política é de que tal posição está errada , e é censurável .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?