<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 02, 2003

Os nossos brandos costumes
Pouco a pouco , embora com demasiada lentidão , o nosso nível de educação cívica lá se vai aproximando dos nossos parceiros europeus .
Desde há bastante tempo que , pelo menos em teoria , é proibido fumar no aeroporto de Lisboa , excepto nas zonas para fumadores devidamente sinalizadas .
Assim reza um bem visível aviso colocado nas portas de entrada .
Uma grande parte dos passageiros e circulantes cumpre tal preceito .
Mas ainda se vêm numerosos fumadores que não ligam patavina à proibição , gozando da e com a habitual impunidade que caracteriza os nossos alegados brandos costumes. Guardas da PSP passeiam-se mesmo por ali, observando tais situações , sem uma intervenção ou uma chamada de atenção , mais não fosse com um sentido pedagógico .
É bem pior o que se pode observar no Metropolitano de Lisboa .
Desde há muitos anos que é proibido fumar no interior das carruagens .
Mais recentemente , a proibição de fumar foi estendida a todas as áreas subterrâneas , passadas as cancelas de acesso .
Proibição que não é contudo cumprida muitas e muitas vezes , também com complacente impunidade.
De resto, é sintomático como aquela proibição está anunciada , em pequenos avisos indicando Não fumadores” , perdidos pelas paredes , numa terminologia anódina , equívoca , não assertiva , quase envergonhada .
Em todas as áreas do Metropolitano de Londres é proibido fumar , desde há décadas . Aqui , e sem complexos , os avisos colocados à entrada indicam , de forma inequívoca e categórica : Proibido Fumar . Multa 50 Libras .
Assim mesmo . Pão , pão ; queijo , queijo.
Uma linguagem de um autoritarismo intolerável para nós portugueses , que somos muito tolerantes e democratas .
Como se sabe, a Inglaterra é uma das mais antigas ditaduras da Europa , onde vigoram uma ferocidade e uma repressão só comparáveis às da Coreia do Norte.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?