<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 23, 2003

A escalada ao poleiro
Parece ter-se iniciado a competição da escalada ao poleiro do Partido Socialista , aproveitando o desnorteamento por que passa a sua direcção actual , em especial o seu Secretário Geral .
Manuel Carrilho chegou-se à frente .
Manuel Carrilho é pessoa esperta e fina . Decerto sabe , melhor que ninguém que , nestas coisas do assalto ao poleiro , quem primeiro se coloca em bicos dos pés , normalmente não é o primeiro a lá chegar .
Por isso , a sua carta aberta mais não será , como o disse José Lelo , do que um mero exercício de narcisismo.
Por um lado , Manuel Carrilho é seduzido pelos penachos do poleiro ; mas por outro, não deseja a responsabilidade e a tensão psíquica que o mesmo dá .
Na atmosfera depressiva vivida pelo PS , José Sócrates mantem de Conrado o prudente silêncio .
Faz muito bem.
Já exprimi a minha opinião de que tem pinta para poder vir a liderar um Partido Socialista renovado . Mas por favor , deite fora antes a sua fidelidade ao guterrismo .
Compreende-se que os laços de amizade com António Guterres o levem a manifestar-lhe solidariedade . Mas espera-se que saiba separar o campo da relação de amizade pessoal , do campo do exercício da actividade política .
Desejo que saiba reconhecer que António Guterres foi e é uma excelente pessoa ; foi e é um bom dirigente partidário ; mas foi e será um mau governante , e foi e será um péssimo estadista .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?