<$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 21, 2003

A vulgata da ciência pedagógica
Excelente e de uma exemplar lucidez é a crônica de Henrique Monteiro no Expresso deste fim de semana .
Sob o título A vulgata do regresso às aulas , Henrique Monteiro desmistifica , sem complexos , a vulgata que alguns especialistas da educação nos querem impor . Muito na linha do que , em prosa sempre brilhante , vem fazendo de vez em quando Maria Filomena Mônica.
Henrique Monteiro denuncia o rosário de lugares-comuns politicamente correctos sobre a escola e a espécie de cartilhas pseudo-psicológicas que as ciências da educação adoptaram quando se trata de crianças .
A praga destas teses e destas cartilhas , e a fauna dos seus intelectuais defensores , não são exclusivos da chamada esquerda ; espalham-se mesmo por um mais amplo espectro ideológico e partidário , que chega a significativas franjas da direita . Mas afecta muito o Partido Socialista, caberá reconhece-lo .
Para ser um partido com credibilidade e poder aparecer como alternativa ao actual governo ,como é indispensável que aconteça , o Partido Socialista deverá purgar-se daquela fauna .
Estou a referir-me , por exemplo, à Drª Ana Benavente , que nos anos do guterrismo , e porventura ainda agora , protagoniza e dinamiza a defesa daquelas modernaças teses.
Com vencimento dentro e fora do PS , até ao momento, como é bem sabido .
E cujas consequências estão bem à vista, se atentarmos ao nível médio de preparação cultural e científica com que os jovens chegam hoje em dia às universidades .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?