<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 24, 2003

O destempero do Sr. Juiz
Se as coisas se passarem em obediência à boa lógica e ao bom senso , o Sr. Juiz Desembargador Presidente da Relação de Lisboa , não deverá chegar a Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça .
O Sr. Juiz foi protagonista daquela lamentável e chocante cena com uma jornalista da SIC , insistente e intensivamente transmitida e glosada por aquele canal televisivo .
O Sr. Juiz demonstrou carecer da serenidade , e da capacidade de
auto-controlo em situações de tensão psicológica , presumivelmente requeridos para um Sr. Juiz Conselheiro do Supremo.
Verdade seja que , muitas e muitas vezes, não haverá pachorra para aturar as impertinências e má educação de bastantes jornalistas das nossas televisões .
Mas , como bem salientou o advogado Dr. António Marinho , também em entrevista à SIC , tratava-se de um titular de um órgão de soberania , presente num acto público para o qual fora autorizada a presença de câmaras de televisão , quiçá mesmo convidadas a comparecer.
Em tais circunstâncias , não lhe caberia nunca o direito de exigir não ser filmado . E muito menos o direito de mandar àquela parte a jornalista . Tudo ficou gravado , e as imagens , em casos como este, são impiedosas .
Já quanto à prestação de declarações , tinha obviamente todo o direito de se recusar a fazê-lo .
Face a uma insolente insistência da jornalista , como de facto aconteceu , poderia e deveria limitar-se a dizer-lhe , com ar sério , para não ser mal educada e não insistir.
Assim, um momento de perda de paciência e de mau humor , pode ter-lhe comprometido a carreira . É a vida . São os ossos do que deveria ser um difícil ofício, o de juiz.
Ou talvez não . Talvez acabe mesmo por chegar a Juiz Conselheiro .
Têm-se visto coisas piores .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?