<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 26, 2003

O anonimato na blogesfera
Passaram pela blogosfera f igueirense ( opalhinhas , amicus ficaria e canto da sereia) umas curtas referências e reflexões em torno da questão do anonimato dos blogs . Desejo juntar mais umas tantas.
Não sei se um blog , pela sua natureza e pela lógica do seu funcionamento , diversas da comunicação escrita mediada pela imprensa , alguma vez poderia deixar de ser anónimo no sentido que habitualmente é dado ao termo .
Por não ter um ou vários nomes lá escritos ?
A esmagadora maioria dos blogs , dos milhares que se podem ler pelo enorme cyber universo , será então “anónima”.
No quintopoder até consta um nome : Napoleão Bonaparte . Como é óbvio , não sou eu . Além daquele nome , poderia estar lá escrito Alberto Caeiro , António Gedeão , António Silva ou José Barroso .
Deixaria por isso de ser anónimo ?
O quintopoder não se considera anónimo , no sentido tradicional da palavra .
Sucede , isso sim , que o quintopoder não está explicitamente identificado .
Não é do meu feitio colocar-me em bicos dos pés , fazer auto
publicidade , ou forçar à viva força o aparecimento da minha imagem para a fotografia ou para as câmaras de televisão .
Um grande parte do círculo mais próximo de familiares , amigos , colegas ou conhecidos , sabe que o quintopoder é da minha lavra . Foi para eles que comecei a escrever , numa espécie de caderno de apontamentos , onde vou anotando os meus comentários , que depois partilho com eles .
Não fiz nem faço nenhum segredo sobre a minha identidade . Nem peço ou pedi qualquer reserva quanto a poderem informar outros interessados sobre quem é o autor do quintopoder . Alguns o terão feito .
Por outro lado , se alguém mo perguntar , pessoalmente ou por outro meio , confirmarei , sem qualquer hesitação , que o autor sou eu .
Um princípio ético defini para mim próprio , ao qual tenho dado e continuarei a prestar rigorosa obediência : não escreverei nada que não pudesse escrever e subscrever num qualquer órgão da imprensa convencional .
Penso que igual princípio está presente no espírito dos autores de outros
blogs , identificados ou não , da blogosfera figueirense .
Num curioso e louvável processo de auto regulação , creio estarem criadas já uma certa blogoética e uma certa blogo-etiqueta .
As quais ,exceptuando um ou outro caso mais doentio e repugnante , como
o do muitomentiroso , têm sido , a meu ver , razoávelmente cumpridas pela generalidade dos blogs nacionais .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?