<$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 21, 2003

A minha aposta no Engº José Sócrates
Tenho franca simpatia política pelo Engº José Sócrates .
Sendo embora , de algum modo , uma criação do guterrismo , tem ,
com o estilo e com a prática deste, bastantes linhas de ruptura , que importa sublinhar .
Tem convicções, e é politicamente determinado , como o demonstrou no decorrer de todo o processo da tentativa de fazer vencer o método da co-incineração , enfrentando com coragem a mais repugnante demagogia usada por alguma Nomenklatura coimbrã no debate daquele tema .
Como também veio a demonstra-lo quando , tendo vindo à Figueira da Foz intervir num colóquio partidário , enfrentou sem complexos uma audiência hostil que o acusava de ter licenciado um aterro para resíduos banais previsto para Maiorca , afirmando que voltaria a faze-lo .
É afirmativo, sem ser dogmático . Admite o diálogo e o contraditório , mas sabe tomar a decisão quando o tempo da decisão chegou .
Do ponto de vista da sua imagem mediática , tem um discurso claro, linear e sem significativa obediência aos cânones do politiquês pechisbeque .
Tem uma expressão facial serena , sem o ar de quem está sempre com azia , como acontece com o Dr. Ferro Rodrigues .
Fala e discursa sem ser aos gritos e aos solavancos , como faz o actual Secretário Geral do Partido Socialista .
O Engº José Sócrates apresenta assim características pessoais e imagem política que fazem dele um potencial bom candidato à liderança do PS , com hipóteses de vitória em próximas eleições legislativas .
E que lhe podem permitir protagonizar a transformação do PS num partido de esquerda moderno , libertado das gangas e das teias de aranha ideológicas , dos tiques , vícios e complexos do soarismo , e das práticas políticas feitas de indecisão , paralizante diálogo e permanente cedência ao facilitismo e ao imediatismo , que caracterizaram o guterrismo .
Por tudo isto me causam desapontamento algumas declarações suas de tentativa de branqueamento e reabilitação do guterrismo ( por favor...Engº Guterres nunca mais...) assim como o deixar-se acompanhar ( por exemplo, na actual direcção da sua bancada na Assembleia da República ) por personalidades de tão fraca qualidade política e tão desacreditadas como Acácio Barreiros , José Magalhães , Manuel Maria Carrilho , Maria Santos ou Leonor Coutinho .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?