<$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 21, 2003

Coimbra , capital da cultura...

Vale a pena transcrever um recente post do Abrupto .

Fardados de estudantes, meia dúzia de dirigentes académicos de Coimbra foram entregar uma pilha de papel higiénico, equivalente ao valor das propinas que recusam pagar, em frente ao Ministério do Ensino Superior. É um bom retrato de como está a Universidade de Coimbra – os estudantes revêem-se elegantemente no papel higiénico como metáfora. Não lhes passa pela cabeça levar uma pilha de livros e dizer “estes são os livros que não posso comprar”. Mas não. Eles acham que são irreverentes e engraçadinhos sendo ordinários, e esquecem-se que, no que deixam, se retratam a si próprios.

Importa cruzar este comentário de Pacheco Pereira com um outro , tambem publicado no Abrupto , por volta do dia 9 de Agosto passado , e que rezava assim :

"(...) um grupo de estudantes duma Tuna de uma faculdade técnica da Universidade de Coimbra, a elite da nação, de capa e batina negras à torreira do sol, cantam alegremente “é o branco, é o tinto que me faz levantar de manhã” e fazem umas piruetas por cima uns dos outros. É difícil mostrar tão bem todo o esplendor do nosso atraso." .

Exemplos como estes poderão encontrar-se muitos...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?