<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 29, 2003

O sítio da Câmara Municipal
Está em remodelação o site da internet da Câmara Municipal da Figueira da Foz .
Congratulo-me com o facto . Já não era sem tempo .
Como estava, era uma colecção de trivialidades e quase - inutilidades.
Continha sobretudo propaganda e publicidade, das festas , festivais , happenings e outros eventos de maior ou menor conteúdo cultural , com que por aqui se vai entretendo as nossas gentes .
Aquilo a que os espanhóis chamam o cachondeo...Enfim, os cantares da cigarra .
Ora , o interesse de um site , para uma organização da administração pública , local ou nacional, está muito , mas mesmo muito , para alem da comunicação dessas trivialidades.
Deve , acima de tudo, ser uma interface de interactividade entre a estrutura administrativa da autarquia local e o munícipe/cidadão , facilitando a relação deste com aquela , actualmente quase sempre lenta , inelástica, burocrática, confusa e exasperante .
Não fica obviamente excluído que possa e deva também conter outra informação sobre o lazer e a vida corrente da terra . Ou de promoção desta , no plano turístico ou económico .
Um site de uma Câmara Municipal só terá efectiva e acrescida utilidade quando, por exemplo ,um munícipe , acedendo a ele e consultando-o , puder com isso poupar muito do seu tempo , não tendo de se deslocar fisicamente aos serviços municipais para receber uma informação , conhecer uma minuta para um requerimento, ou saber as condições de um concurso público.
Um site útil ao cidadão deverá por isso incluir no seu conteúdo , com acesso prioritário, fácil e expedito, tais coisas como : actas e reuniões camarárias , regulamentos municipais, relatórios anuais e contas e gerência , planos ordenamento urbanístico , formulários, avisos, editais , concursos públicos .
Será assim também um instrumento para se conseguir maior transparência na gestão política da vida autárquica , que bem necessária e desejável é.
Importa que seja de descarga rápida ( não demorando uma eternidade , que no ciber espaço se mede em alguns segundos... ) , com uma página de entrada leve e bem arrumada , sem cores demasiado pesadas , sem mariquices e imaginosas fantasias de bonequinhos a mexer e a faiscar .
De alguns sites de Câmaras Municipais que tenho tido a oportunidade de consultar , refiro dois exemplos.
O primeiro, francamente bom, é o da Câmara Municipal de Pombal : prático , rápido a descarregar , bem ordenado , sem fantasias pictóricas , com acesso directo a mais de quatro dezenas de endereços internos de e-mail .
Já o segundo , o da Câmara Municipal de Coimbra , contem muitas fantasias logo à entrada
( é necessário um segundo clique para entrar ) , é pesado a descarregar ( por ter muitas fotografias) , tem côres pesadas e demasiado quentes , ao estilo latino americano... O conteúdo mais útil ( PDM , Legislação urbana , concursos, impressos etc) está todavia acessível e bem arrumado .
Fico a aguardar , com expectativa, o site remodelado da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?