<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 14, 2003

O foguetório e os incêndios...
Aquilo que eu me recusava a tomar como verdadeiro, afinal aconteceu.
Na noite de ontem , a Figueira da Foz foi brindada , durante uns bons 20 minutos, com um feérico e estrondoso fogo de artifício.
Como em desafio às intenções de se pôr cobro ao lançamento de foguetório durante os meses de verão , timidamente anunciadas por alguns governantes , nos ultimos dias da vaga de incêndios que transforma Portugal num monte de cinza , os industriais de pirotecnia conseguiram pelos vistos sacar a necessária autorização das autoridades locais .
Com o Algarve ainda a arder intensamente , com grande parte da floresta do interior centro devastada e reduzida a cinza , com a angústia e o medo a encherem as almas das pessoas , não se poderia encontrar melhor demonstração de insensibilidade e de irresponsabilidade. Quase se pode considerar ter sido um insulto aos bombeiros exaustos e a quem, neste momento , viu os seus bens destruidos e tem de ganhar coragem para recomeçar a sua vida a partir do nada .
Na inauguração do estádio do Sporting , a SAD decidiu cancelar o lançamento de fogo de artifício . O Duque de Bragança decidiu, por respeito para com as vítimas da tragédia , cancelar um convívio monárquico marcado para a Figueira da Foz na semana passada . As autoridades locais , desejosas de ter festa de borla para gáudio dos veraneantes, decidem autorizar o lançamento dos foguetes.
Está aberto um precedente . A partir de agora, na parte restante deste verão cheio de festas e romarias ( e o martírio do tempo quente e dos fogos poderá ainda não ter chegado ao fim ) , não haverá comissão de festas que não reivindique ser o “seu” caso um caso especial , para que deva ser autorizado o lançamento de foguetório .
A ser assim, para o ano, vamos continuar a ter o país a arder e a ver destruída a sua floresta , alegremente , com muita festa e animação .
Nunca mais serve de lição a fábula da cigarra e da formiga.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?