sexta-feira, outubro 29, 2004
AS CAMPANHAS DA LUSITANEA
“A marca turística Lusitanea deverá ser extinta até final de 2004 . Criada no início deste ano para representar a região centro , revelou-se sem força e pouco atractiva “ .
Esta foi uma noticia publicada pelo Diário As Beiras na passada 4ª feira .
Confirma-se assim que a Lusitanea mais não foi que um nado morto .
Como sublinhou Pedro Saraiva , o novo Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro ( CCDRC ) , que costuma ter os pés bem assentes na terra, “ uma marca deste tipo não pode ser imposta por decreto e portanto o nome Lusitanea é apenas mais um entre vários “ .
Entretanto , nada mais nada menos que 5 Milhões Euros ( 1 Milhão de contos na moeda antiga!!!.... ) forma espatifados, deitados ao vento , para quase nada . Coisa pouca , 1 milhão de contos de fundos comunitários , sacados ao Programa Operacional do Centro . Sem qualquer retorno!...Não dá para acreditar .
O Presidente da CCDRC , na altura em que foi tomada a estapafúrdica decisão de lançar a campanha era , recorde-se, Pereira Coelho.
A brilhante ideia , se não partiu mesmo dele , foi por ele irresponsavelmente apadrinhada , no seu jeito de quem adora fazer propaganda triunfalista , assim como por José Manuel Alves , outra individualidade da nomenklatura do PPD-PSD local , antigo Presidente do Conselho de Administração da Figueira Grande Turismo , e ainda Presidente de uma entidade esquisita dando pelo nome de Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro.
Estamos assim perante um belo exemplo da forma como , com excessiva frequência , têm sido alegremente desbaratados fundos europeus , que seriam preciosos para investir , de forma inteligente e responsável , em projectos e obras susceptíveis de produzir riqueza , e com palpável retorno económico ou social .
Importaria agora apurar quem beneficiou realmente dos 5 Milhões de Euros , e quem deverá ser responsabilizado , pelo menos no plano político , por tal esbanjamento de dinheiros públicos , isto é , dinheiros de todos nós .
Mas nada disso irá decerto acontecer .
A culpa irá mais uma vez morrer solteira .
Por último , recordo um post publicado no Quinto Poder em 1 de Junho passado , que reproduzo a seguir .
Na ocasião , a cidade da Figueira da Foz apareceu de súbito inundada de pendões , e eu ainda não conhecia o contexto e a completa amplitude da campanha .
Post do Quinto Poder de 1/6/2004
Bandeirolas lusitanas
Dei hoje com algumas avenidas da Figueira engalanadas com umas bandeirolas verticais .Deve ser por causas as festas, pensei .
De relance, reparei que tinham algo escrito , mas não consegui ler nada enquanto conduzia .
Parei e fui ver mais de perto.Lá consegui descobrir o que nelas constava , depois de algum esforço a ler de cima para baixo !... e a inclinar a cabeça para o lado .
Sobre fundos de cores tristonhas , e de alguns rabiscos que tornam a leitura ainda menos expedita , há 4 tipos de bandeirolas com outras tantas mensagens , digamos publicitárias...A saber :
- Renda-se à Figueira da Foz , terra de Lusitanea ( assim mesmo, em latim, com e...)
-Rindete a Figueira da Foz , terra de Lusitanea
-Surrender to Figueira da Foz , Land of Lusitanea- Lusitanea , centro de Portugal.
Confesso que não percebi nem percebo patavina , nem o sentido nem o objectivo da mensagem .O defeito deve ser meu .
Imagino que se dirigirá aos putativos turistas visitantes que vêm às festas do Euro 2004 e do S. João .Duvido que aqueles a percebam .O que confere a esta acção promocional um impacte publicitário reduzidíssimo .
Restará o propósito decorativo . Mas este poderia ser bem melhor conseguido de maneiras mais tradicionais e prosaicas do que com este modelo de intelectualidade pechisbeque .
Quem estará a pagar isto, e quanto terá custado ?
Fui observar com mais atenção as bandeirolas . Na sua parte inferior , pude ler o que deduzi serem os meios de patrocínio desta esdrúxula campanha , digamos publicitária , para não meter nisto veneno a mais .
Lá constam :
-União Europeia / FEDER
-Programa Operacional da Região Centro
-Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro .
Está tudo explicado .
Assim Portugal vai gastando alegremente os fundos europeus .
Mais ano menos ano , a teta vai secar .
Mas entretanto , sempre ficamos com muitas bandeirolas para as nossas numerosas festas .